No esporte e na política, parlamentar manifesta sua admiração e apoio aos projetos voltados para as pessoas com deficiência_
O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) vem derrubando barreiras pela inclusão social. Recentemente, por iniciativa dele, como presidente do diretório do PSD em Mato Grosso do Sul, lançou, pela primeira vez na história política do Estado, uma candidatura coletiva inclusiva: um jovem com síndrome de Down, Juliano Varela, de 32 anos, e um deficiente visual, Márcio Ximenes Ramos, de 43 anos. Juntos, os dois disputam uma vaga na Câmara Municipal de Campo Grande. “Esse é um projeto de Deus”, declarou o vice-governador Barbosinha (José Carlos Barbosa).
Além da política partidária e de projetos apresentados no Senado Federal em defesa da pessoa com deficiência, o senador Nelsinho Trad declara que é fã do atleta com deficiência visual, Yeltsin Jacques, de 33 anos. Antes mesmo das conquistas paralímpicas do jovem atleta, o parlamentar já acompanha o filho de José Roberto Jacques, ex-colega de Exército, desde o nascimento. “Militar, Jacques decidiu homenagear o primeiro presidente da Rússia, Boris Nicoláievitch Iéltsin”, recordou o senador.
Em suas redes sociais, o senador, desde as primeiras disputas do atleta, vem manifestando sua torcida animada. “Yeltsin é o nosso orgulho. Ouro nos 1500m nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024; ouro nos 5.000m no Mundial de Kobe 2024; ouro nos 5.000m nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023; ouro nos 1.500m e bronze nos 5.000m no Mundial Paris 2023; ouro nos 5.000m e nos 1.500m nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020; ouro nos 1.500m nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019; ouro nos 1.500m e bronze nos 5.000m nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015; prata nos 1.500m e bronze nos 800m no Mundial de 2013, na França.”
No próximo dia 24 de setembro, o paratleta Yeltsin vai ministrar uma palestra no Ismac (Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Floriano Vargas). Ao receber o convite do jovem, o parlamentar confirmou de imediato e com muita alegria. “Yeltsin trouxe ouro para o nosso país e merece todos os nossos aplausos. Eu afirmo sempre que pessoas com deficiência podem, nós só precisamos dar as ferramentas para que elas alcancem a vitória. Eu ouço o candidato Juliano Varela dizendo que ‘nós podemos e nós vamos ganhar’. Eu também acredito na força das palavras desse jovem com síndrome de Down”, disse o senador.
Já na infância, Juliano Varela se destacou na política de Mato Grosso do Sul. A mãe, Maria Lúcia Varela, criou a Associação Juliano Varela, que vem atendendo famílias na capital de MS há mais de 30 anos. “Como uma inspiração divina, surgiu o nome de Juliano Varela para disputar as eleições e, para completar o projeto de inclusão, Márcio Ximenes Ramos, ex-presidente do Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas, deficiente visual. Juliano vai ser os olhos e Márcio, a mente do mandato coletivo”, comentou o senador.
A candidatura dos dois sul-mato-grossenses é uma entre as mais de 5 mil cadastradas por pessoas com algum tipo de deficiência no pleito deste ano, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Comentar com Facebook