Na Câmara Municipal de Brasilândia–MS, durante a sessão plenária realizada nesta segunda-feira (17), o vereador José Quintino de Souza encaminhou uma solicitação a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para que estude a possibilidade em adquirir uma FORRAGEIRA FRONTAL para agilizar a colheita de silagem, sorgo, milho capiaçu, mombaça, e outras culturas.
O parlamentar explicou que o principal objetivo dessa iniciativa é beneficiar os pequenos produtores do município, aumentando a produção e impactando positivamente na vida dos munícipes, que necessitam desses insumos para redução do tempo de colheita e otimização da produção, garantindo maior rendimento da lavoura. Promovendo o desenvolvimento local e garantindo maior segurança, pois atualmente, os pequenos produtores enfrentam desafios como a escassez de mão de obra, a baixa eficiência na colheita manual devido a perda de grãos nos métodos tradicionais. Assim, mecanização do processo de colheita permitirá um avanço nesse processo.
Quintino também solicitou ao secretário de Obras, Felipe Augusto Souto, que sejam adotadas providências para a realização da aplicação de cascalho na entrada da Secretaria Municipal de Obras. "Essa medida se faz necessária devido à constante formação de buracos no local, especialmente durante períodos de chuva, o que compromete a trafegabilidade e a segurança dos servidores, visitantes e demais pessoas que transitam pela área. A aplicação de cascalho, portanto, visa a melhoria da infraestrutura, evitando o agravamento do problema e garantindo maiores condições de mobilidade e segurança", alertou o parlamentar.
Em outra indicação direcionada à secretaria de Obras, o vereador solicitou a realização do patrolamento na lateral da MS-395, nas proximidades da região, onde frequentemente transitam os moradores, sitiantes locais. "Devido ao grande tráfego de carretas, muitos destes moradores têm utilizado a lateral de terra da rodovia como via alternativa. No entanto, em função das condições climáticas, especialmente durante o período de chuvas, o tráfego intenso tem causado a deterioração acelerada da via, comprometendo a segurança e o trânsito de pessoas e veículos", pontuou Quintino.
Mín. 22° Máx. 36°