A Prefeitura de Brasilândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Agraer e a Suzano, está organizando iniciativas que visam apoiar a produção rural e a cultura indígena.
A reunião aconteceu na última quarta-feira, dia 5, e reuniu representantes da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e da Suzano. Estiveram presentes o secretário-adjunto da pasta, José Henrique, a engenheira agrônoma Francielle de Carvalho Malinowski, coordenadora do escritório local da Agraer em Brasilândia, além de um representante da Suzano.
Os representantes da AGRAER E SUZANO, se reuniram com a administração municipal para planejar ações que incluem apoio no preparo do solo e o desenvolvimento de um Projeto de Apicultura, que beneficiará diretamente os produtores indígenas.
A Agraer se compromete a oferecer suporte por meio do Programa de Apoio às Comunidades Indígenas de Mato Grosso do Sul, enquanto a Suzano contribuirá com o Programa de Sustentabilidade Indígena Ofaié. Este programa não só revitalizará os saberes tradicionais da agricultura, mas também incentivará a produção de mel, promovendo a geração de renda e a manutenção da cultura Ofaié.
Além disso, o resgate do artesanato local será um foco, permitindo que os artesãos compartilhem e preservem sua herança cultural. Essas ações buscam garantir a autonomia da aldeia e fomentar um futuro sustentável e próspero para a comunidade Ofaié.
Mín. 22° Máx. 36°